Van Dijk esclarece futuro nos Países Baixos após conversa com Koeman
Acompanhe as principais incidências da partida
Koeman, que levou os neerlandeses às meias-finais do Euro-2024 antes de uma derrota para a Inglaterra, está a preparar-se para um confronto da Liga das Nações com a Bósnia e Herzegovina em Eindhoven no sábado e revelou que voou para Liverpool para ter conversas cara a cara com Van Dijk.
"Achei que era muito importante ir ter com ele para o ver e sentir: vais dar tudo por mais dois anos ao mais alto nível e ainda vês futuro para ti? E ele vê. E eu faço o mesmo com ele. As dúvidas desapareceram, ele continua a jogar", disse Koeman aos jornalistas.
"Ele admitiu que não atingiu o nível que se esperava dele como jogador no Campeonato da Europa. Como capitão, acho que fez um ótimo trabalho. Mas talvez como resultado, ele colocou muita energia nos outros em vez de em si mesmo".
Koeman também confirmou que é improvável que os médios Marten de Roon e Georginio Wijnaldum tenham lugar nos seus plantéis no futuro, uma vez que está a analisar outras opções. Daley Blind já anunciou a sua retirada da seleção.
Koeman também não convocou o avançado Memphis Depay, que está atualmente sem clube depois de ter deixado o Atlético de Madrid, embora tenha sido noticiado que está em conversações com o Sevilha.
"É sobretudo porque ele não tem clube. Isso significa que não se joga futebol e não se pode estar com a seleção. Memphis tem 30 anos, esperemos que arranje um clube e fique em forma. Nesse caso, ele continua a ser uma opção para mim".