Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vice-campeões europeus de vela 470 “motivados” para Paris-2024

Carolina João e Diogo Costa em ação
Carolina João e Diogo Costa em açãoInstagram
Os novos vice-campeões europeus de 470 misto, Diogo Costa e Carolina João, consideram que a medalha de prata no campeonato da Europa que este domingo terminou em Cannes, em França, dá motivação para os Jogos Olímpicos Paris-2024.

É ótimo conseguir um bom resultado em ano de Jogos. Tínhamos isso pendente. (...) Deixa-nos motivados, é muito bom conseguirmos fazer isto e deixa-nos a acreditar que é possível”, explicou à Lusa Diogo Costa.

Os dois velejadores olímpicos, ainda que ambos em classes diferentes da que os juntou em dupla, venceram a ‘medal race’, somando dois pontos e, com isso, conseguiram subir um lugar na classificação final.

Conseguimos ganhar a ‘medal’, o que comprova um ‘de trás para a frente’ muito bom”, explica o velejador.

Costa, de resto, elenca as várias dificuldades deste caminho, com um “princípio complicado, de forma muito instável, assim como o vento”. “Foi duro nos primeiros dois dias. Engrenámos bem a partir da frota de ouro”; acrescenta.

Este resultado deixou-os com um total de 52 pontos, quatro a menos do que os terceiros classificados, os franceses Camille Lecointre e Jeremie Mion, após terem sido nonos durante o dia de hoje.

Os lusos ficaram, ainda assim, longe dos 36 somados pelos novos campeões europeus, os espanhóis Jordi Xammar e Nora Brugman, que foram terceiros na regata de hoje.

Beatriz Gago e Rodolfo Pires ficaram no 15.º lugar final deste campeonato, arredados da ‘medal race’.

Diogo Costa e Carolina João fazem parte do contingente de velejadores lusos que estarão nos Jogos Olímpicos Paris2024, na classe 470, juntamente com Eduardo Marques, em ILCA 7, e Mafalda Pires de Lima, em kite.

A dupla somou um resultado de monta na antecâmara de Paris2024, cujas competições de vela serão disputadas em Marselha, precisamente no último campeonato oficial que vão cumprir antes dessas regatas.

É sempre bom este resultado antes dos Jogos. Está cá toda a gente que vai aos Jogos, parece um Mundial. Deixa-nos contentes e sabemos que temos nível para fazer bem”, afirma à Lusa Carolina João.

A velejadora foi 34.ª nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, na classe de laser radial, e juntou-se a Diogo Costa para o 470 misto, que já conhecia a classe mas junto do irmão, Pedro Costa, com quem logrou o 15.º posto na última edição dos Jogos.