Vingança: Boston Celtics levam a melhor sobre os Golden State Warriors
Noite de gala no TD Garden. Sete meses depois dos Golden State Warriors terem vencido aqui o sexto jogo das finais da NBA e carimbado o título, os Boston Celtics voltaram a receber os campeões, com desejo de vingança. Além do título perdido, a equipa de Joe Mazzulla também sucumbiu no primeiro encontro nesta temporada, em São Francisco, mas desta feita conseguiu o tão desejado triunfo (121-118).
Uma vitória complicada em que em nada se verificou a época distinta que os dois conjuntos estão a fazer (Boston lidera a Conferência Este da NBA, enquanto a equipa de Golde State está no oitavo lugar do Oeste, a lutar por chegar aos play-off).
Um incrível triplo de Stephen Curry (29 pontos) enviou os atuais campeões a vencer ao intervalo (55-54). E só já no final da segunda parte, quando Jaylen Brown (16 pontos), com um triplo a 19 segundos do fim obrigou a partida ao prolongamento.
No tempo extra, foi a vez de Al Horford (20 pontos e 10 ressaltos) e Jayson Tatum (34 pontos e 19 ressaltos) assumirem a partida e com um triplo cada um colocaram o resultado fora do alcance dos Warriors que somaram a 18.ª vitória fora de casa em 23 jogos nesta temporada.
“É uma desilusão não termos conseguido fechar este jogo, eu sei que esta equipa é capaz de o fazer. Mas é melhor isto acontecer nesta altura do que nos play-off", explicou Steve Kerr.
Revenge of the 90’s em Paris
Três anos depois, a NBA regressou à Accor Arena, em Paris, para um duelo da fase regular. Longe da rivalidade que dominou a Conferência Este da NBA entre 1988 e 1991, com Michael Jordan a medir forças com os Bad Boys, os Chicago Bulls venceram os Detroit Pistons (126-108), num duelo entre duas equipas que este ano têm andado pela segunda metade da tabela.
Zach LaVine (30 pontos), DeMar DeRozan (26 pontos) e Nikola Vucevic (16 pontos, 15 ressaltos e seis assistências) garantiram um triunfo a uma equipa de Chicago que em momento nenhum esteve em desvantagem.
“É ótimo para as pessoas em Paris conseguirem assistir de perto à NBA. Ajuda-nos também a perceber que somos seguidos tem todo o Mundo, é incrível”, explicou Billy Donovan, treinador dos Bulls, sobre uma Accor Arena esgotada onde não faltou Victor Wembanyama, prodígio francês de 19 anos que se alinha para ser a primeira escolha do próximo Draft.
Resultados da NBA:
Detroit Pistons – Chicago Bulls, 108-126
Boston Celtics – Golden State Warriors, 121-118 (após prolongamento)
Minnesota Timberwolves – Toronto Raptors, 128-126