Vitória de Guimarães vence Famalicão (3-2) e ultrapassa o Sporting no quinto lugar
O jogo em Guimarães, que antes do apito inicial teve Ricardo Quaresma no relvado, homenageado pelos adeptos vimaranenses (14968 espectadores presentes), arrancou com pouca intensidade, repartido, com o Vitória a dominar a posse de bola mas sem conseguir causar perigo.
Recorde as incidências do jogo
A verdade é que da primeira vez que chegou à baliza de Luiz Júnior, o Vitória marcou: 21 minutos, bola metida por Zé Carlos da direita e Johnston, de meia distância, a rematar cruzado para o 1-0, naquele que foi o primeiro golo do escocês na Liga, depois de ter bisado com o Canelas na Taça de Portugal.
A resposta do Famalicão foi imediata, aos 25 minutos, com Puma Rodríguez a atirar à barra mas num lance desde logo invalidado por fora de jogo.
A reação dos visitantes resultou em nova ocasião aos 37 minutos, por intermédio de Ivan Jaime, mas com Bruno Varela batido surgiu Villanueva a cortar o lance.
A primeira parte terminou com tentativa de Anderson, de livre direto, mas para defesa fácil de Luiz Júnior.
Vitória a marcar antes de Millán assustar
Na segunda parte o Famalicão entrou disposto a voltar à discussão do jogo mas, depois de duas tentativas de Kadile - a primeira aos 48, e a segunda aos 52, foram travadas por Bruno Varela - o Vitória respondeu, uma vez mais, com eficácia: Anderson tentou o remate, atirou ao segundo poste, onde surgiu Zé Carlos a passar atrasado para, na segunda assistência, entregar para o remate vitorioso de Nelson da Luz.
E se na primeira parte Johnston marcou, aos 56 minutos foi o escocês a servir Nelson da Luz que, de primeira, com o pé esquerdo, bisou e... saiu para os aplausos no D. Afonso Henriques.
O Famalicão acusou a eficácia vimaranense e a reação, em busca de um golo que desse alguma esperança, surgiu aos 71 minutos, num cabeceamento de Riccieli ao lado, antes da efetivação, aos 74: grande passe de Ivo Rodrigues a isolar Álex Millán que, com um desvio subtil, colocou a bola fora do alcance de Bruno Varela e fez o 3-1.
Aos 81 minutos Afonso Freitas ainda testou Luiz Júnior, com Jota, na recarga, a atirar por cima, antes de Ivo Rodrigues soltar novamente o génio e Millán o instinto goleador. Aos 84 minutos, Ivo Rodrigues cruzou da esquerda, com conta, peso e medida para o avançado, emprestado pelo Villarreal, e que ainda não tinha marcado na Liga, imitar Nelson da Luz e bisar.
Reação heróica dos famalicenses, empurrados por Ivo Rodrigues, que aos 86 minutos rematou, com André André a desviar a bola da baliza de Bruno Varela.
O Vitória, que tinha o jogo na mão, sofreu e muito na etapa final da partida, com várias paragens, cartões e amarelos e Moreno, já em tempo de compensação, a ganhar algum fôlego com a entrada de Matheus Índio para o lugar de André André (90+3). Resultou.
Flashscore Homem do jogo: Nelson da Luz (V. Guimarães)