Voleibol: Sporting categórico (3-0) evita festa do Benfica e título decide-se na Luz
Sporting 3-0 Benfica
Ao quarto jogo da final do campeonato português de voleibol, o Sporting sabia que não podia vacilar, sob pena de entregar o pentacampeonato ao rival. Os leões acabaram por vencer forma categórica, por 3-0 (parciais de 25-22, 25-18 e 27-25), deixando a eliminatória novamente empatada (2-2) e a decisão do título adiada para a 'negra'.
O Sporting entrou na frente do marcador, mas a fase inicial do primeiro set contou com várias alternâncias do marcador.
O Benfica chegou a liderar o primeiro parcial com dois pontos de diferença (13-15), com Japa (André Aleixo) em grande evidência a conquistar alguns pontos no ataque encarnado.
A formação de João Coelho voltou a igualar, primeiro a 18 pontos e depois a 20, momento em que dois blocos travados ao ataque ‘encarnado’ empurraram o Sporting para o triunfo no set inaugural, por 25-22, depois de um serviço falhado por Nuno Marques.
No segundo parcial o Benfica esteve em vantagem desde o início, mas o Sporting não deixou o adversário fugir no marcador, apoiado pelos pontos de Martin Licek e virou o jogo aos 7-6.
Vantagem que viria a alargar para quatro pontos (13-9), após um bloco ganho pelos ‘verdes e brancos’, que deixou os adeptos em êxtase, bem como o ex-futebolista e goleador Mário Jardel, espetador atento na tribuna do Pavilhão João Rocha, que até teve direito a cânticos por parte da massa adepta ‘leonina’.
O Benfica ainda tentou ripostar no segundo set, através de Lucas França e Pablo Nathan, mas foi acumulando falhas no serviço e o Sporting aproveitou para alargar uma vantagem para cinco pontos (19-14) e conquistar também o segundo set, desta feita por 25-18.
A perder por 2-0, o Benfica foi obrigado a reagir e esteve a vencer por cinco pontos (5-10) no início do quarto set, mas desperdiçou o embalo depois de alguns erros não forçados.
Com Jan Galabov e Tiago Barth a superarem, por diversas vezes, o bloco contrário, o Sporting viria a empatar o jogo (13-13), passando depois para a liderança (16-15) após um serviço irrepreensível de Wagner Silva.
O Benfica ainda voltou a passar para a frente do marcador, mas o Sporting não desarmou, e após dois ‘set points’ salvos pelo rival, à terceira Wagner Silva conquistou o almejado ponto, fechando o jogo, por 27-25, e adiando tudo para o encontro do próximo sábado, pelas 19:00, no pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz.