Voleibol: FC Porto não contraria favoritismo turco na Champions feminina (0-3)
Recorde aqui as incidências do encontro
O emblema visitante, com uma dinâmica de jogo ofensiva e defensiva em patamares superiores, nunca desacelerou o ritmo, apesar da vantagem confortável que cimentava, tendo concluído a partida com os parciais de 13-25, 16-25 e 25-13.
Kiera Van Ryk foi a principal pontuadora do encontro, ao concluir 15 jogadas, enquanto Puck Hoogers foi a melhor do lado portista, com 11.
Sendo o FC Porto a primeira equipa portuguesa a participar na Champions em 19 anos, o VakifBank, seis vezes campeão europeu e quatro mundial, era antevisto como um obstáculo praticamente impossível, mas nem isso afastou o público do Dragão Arena, com casa perto da máxima lotação.
As visitantes entraram com bastante agressividade no primeiro set e as azuis e brancas mostraram-se algo apáticas e intimidadas pelo poderio adversário, com dificuldades em responder aos serviços e pouca eficácia na rede.
O período de maior vitalidade do FC Porto surgiu no início do segundo parcial, após algumas retificações do técnico Miguel Coelho, com as portistas a conseguirem uma igualdade a seis, antes de o VakifBank voltar a tomar as rédeas da partida.
O segundo set terminaria em 16-25, o resultado mais benevolente que as campeãs nacionais viriam a conseguir, nunca tendo alcançado um nível em que pudesse pôr em causa o domínio turco de forma constante e, muito menos, o desfecho mais provável.
O terceiro parcial terminou novamente em 13-25, à semelhança do primeiro, com as jogadores do VakifBank no topo da forma, sem qualquer tipo de gestão apesar da vantagem de dois sets que levavam.
O próximo adversário para as portuguesas na principal competição europeia de clubes serão as eslovenas do Calcit Kamnik, em 28 de novembro, em teoria o mais acessível do Grupo C, no qual o FC Porto procura uma vitória que possa, no mínimo, solidificar uma terceira posição de acesso aos quartos da Taça CEV.
Ficha de jogo
Jogo no Dragão Arena, no Porto.
FC Porto - VakifBank, 3-0.
Parciais: 13-25, 16-25, 13-25.
Sob arbitragem de Jörg Kellenberger (Alemanha) e Gyula Tillmann (Hungria), as equipas alinharam:
- FC Porto: Lila Durão, Janaína Vieira, Victória Alves, Erika Mercado, Joana Resende (líbero) e Puck Hoogers. Jogaram ainda: Brianna Kadiku, Bruna Guedes (líbero), Sara Rohr, Kyla Swanson, Gabi Coelho, Bruna Correia e Ana Rui Monteiro.
Treinador: Miguel Coelho.
- VakifBank de Istambul: Kiera Van Ryk, Sila Çaliskan, Derya Cebecioglu, Aylin Acar (líbero), Marina Markova e Zehra Güner. Jogaram ainda: Ayça Aykaç Altintas, Alexandra Annelise Frantti, Caterina Chiara Bosetti, Xinyue Yuan, Deniz Uyanik, Zehra Bahar Akbay e Selin Yener.
Treinador: Giovanni Guidetti.