Paris-2024: Brasil, Polónia, Itália e Turquia selam apuramento direto no voleibol feminino
No Grupo A as contas são mais complicadas, já que a China lidera com cinco pontos, seguida da Sérvia, com quatro, e dos Estados Unidos, campeões olímpicos, com três, mas com as duas posições cimeiras por definir e ainda uma jornada por disputar.
No jogo do Grupo A, a China venceu a anfitriã França, por 3-0 (25-18, 25-16 e 25-19), e sentenciou praticamente o destino da seleção gaulesa, que continua sem somar qualquer ponto e dificilmente poderá terminar como um dos melhores terceiros.
Na terceira jornada, a realizar no domingo, a seleção anfitriã defronta os Estados Unidos, enquanto a China enfrenta a Sérvia, para definição do escalonamento final, sendo que muito provavelmente um dos dois melhores terceiros lugares, que dá direito a avançar para os quartos, sairá desde grupo.
A seleção brasileira, vice-campeã olímpica e mundial, cumpriu as previsões e garantiu a qualificação para os quartos de final com um triunfo por 3-0 frente ao Japão, pelos parciais de 25-20, 25-17 e 25-18, juntando-se à Polónia.
O Brasil, segundo do ranking mundial, que terminou em quarto a Liga das Nações de 2024, repetiu o triunfo por 3-0 na jornada inaugural com o Quénia e vai decidir no domingo com a Polónia, terceira do mundo, a primeira posição do Grupo B.
Liderada por José Roberto Guimarães, e impulsionada por Gabriela Guimarães e Ana Cris Menezes, a seleção brasileira parece estar no bom caminho rumo à meta traçada para Paris2024, que é a de recuperar o ouro olímpico conquistado pela última vez em Londres-2012.
A última jornada do grupo irá ainda definir o terceiro classificado, que pode valer o apuramento para os quartos de final, a decidir no jogo a disputar entre as seleções do Japão e do Quénia, no sábado, ainda a zeros na tabela classificativa.
No Grupo C, Itália e Turquia somaram o segundo triunfo frente aos Países Baixos, por 3-0 (29-27, 25-18 e 25-19), e à República Dominicana, por 3-1 (21-25, 25-18, 25-22 e 25-15), respetivamente, e garantiram a presença entre as oito melhores seleções.
A Itália, ouro na Liga das Nações de 2024 e bronze no Mundial-2022, lidera o Grupo C com seis pontos, seguida da campeã europeia Turquia, com cinco, Países Baixos, com um, e República Dominicana, sem qualquer ponto.
Na derradeira jornada, as invictas seleções de Itália e Turquia decidem no domingo a primeira posição do grupo e um dia antes, no sábado, Países Baixos e República Dominicana definem a terceira posição e a possibilidade de entrar nas contas do melhor terceiro.