Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Itália, Polónia, Estados Unidos e Alemanha entram a vencer no voleibol

Itália e Polónia firmaram candidatura
Itália e Polónia firmaram candidaturaAFP
Itália, Polónia, Estados Unidos e Alemanha abriram este domingo e com vitórias frente a Brasil, Egito, Argentina e Japão, respetivamente, o torneio olímpico masculino de voleibol de Paris-2024, mostrando argumentos para os quartos de final.

Ainda sem a campeã olímpica e anfitriã França ter iniciado a defesa do título conquistado nos Jogos Olímpicos Tóquio-2020 (disputados em 2021 devido à covid-19), Itália e Polónia confirmaram as suas credenciais e Estados Unidos e Alemanha mostraram-se.

No Grupo B, a campeã mundial e vicecampeã europeia Itália iniciou a fase preliminar com um triunfo por 3-1 frente ao Brasil, pelos parciais de 25-23, 27-25, 18-25 e 25-21, quarto classificado em Tóquio-2020, mas que soma três ouros e três pratas olímpicas.

A formação italiana, que recentemente terminou em quinto a Liga das Nações, mostrou credenciais frente a um adversário direto, embora a atravessar um jejum de títulos nos principais palcos, e argumentos para chegar às medalhas em Paris-2024.

No outro encontro do grupo, a campeã europeia e vicecampeã mundial Polónia, medalha de bronze na Liga das Nações de 2024, venceu com facilidade o Egito, por 3-0, pelos parciais de 25-21, 25-19 e 25-13, e reparte a liderança da poule com a Itália.

A segunda jornada do Grupo B inclui os jogos Itália-Egito (na terça-feira) e Polónia-Brasil (na quarta-feira). A terceira e última ronda do grupo prevê os encontros Brasil-Egito (na sexta-feira) e Polónia-Itália (no dia 03 de agosto).

No Grupo C, a Alemanha venceu por 3-2 o Japão – vice-campeão da Liga das Nações – pelos parciais de 25-17, 23-25, 20-25, 30-28 e 15-12, recuperando de uma desvantagem de 2-1 com uma vitória decisiva no quarto parcial pela margem mínima.

No outro encontro da jornada inaugural, a seleção dos Estados Unidos confirmou o seu favoritismo frente à Argentina, vencendo por 3-0, pelos parciais de 25-20, 25-19 e 25-16.

A segunda jornada do Grupo C inclui os jogos Estados Unidos-Alemanha (na terça-feira) e Japão-Argentina (na quarta). A terceira e última ronda do grupo é vai constituída pelos encontros Argentina-Alemanha e Japão-Estados Unidos(ambos na sexta-feira).

O Grupo A tem a primeira jornada no domingo, com a anfitriã França – campeã olímpica e vencedora da Liga das Nações 2024 – a iniciar a defesa do título frente à Sérvia e a Eslovénia, medalha de bronze no Europeu-2023, a defrontar o Canadá.

O torneio olímpico de voleibol é disputado num formato de três grupos de quatro seleções, que apuram as duas primeiras de cada poule e as duas melhores terceiras para os quartos de final (5 de agosto). As meias-finais decorrem em 07 de agosto e a final em 10 de agosto.