Paris-2024: Quartos de final do voleibol definidos, com Itália-Japão e França-Alemanha
A campeã mundial e vice-campeã europeia Itália venceu a Polónia, por 3-1, pelos parciais de 25-15, 25-18, 24-26 e 25-20, na decisão da liderança do Grupo B, e vai defrontar na fase a eliminar o Japão, que foi um dos melhores terceiros.
Recorde o Polónia-Itália
O vencedor deste encontro irá cruzar nas meias-finais com a seleção que triunfar na eliminatória entre a campeã olímpica França, medalha de ouro na Liga das Nações de 2024, e a Alemanha, respetivamente segunda do Grupo A e do Grupo C.
Os Estados Unidos, vencedores do Grupo C, vão defrontar o Brasil, medalha de bronze no Mundial-2022 e quarto classificado em Tóquio-2020, que se apurou, tal como o Japão, como um dos dois melhores terceiros, com quatro pontos, após ter integrado o grupo da Itália e da Polónia.
O vencedor desta partida vai defrontar nas meias-finais a seleção que triunfar na eliminatória entre a Eslovénia, medalha de bronze no Europeu2023 e quarta no Mundial2022, e a Polónia, campeã europeia, vice-mundial e líder do ranking da FIVB.
No último jogo da fase preliminar, entre duas das seleções já virtualmente eliminadas, a Sérvia recuperou de uma desvantagem de 2-0 para vencer por 3-2 o Canadá, pelos parciais de 16-25, 22-25, 26-24, 25-19 e 18-16, despedindo-se ambas de Paris2024, juntamente com o Egito e a Argentina.
Recorde o Canadá-Sérvia
No torneio feminino, a República Dominicana conquistou hoje frente aos Países Baixos o seu primeiro triunfo no Grupo C, por 3-1, pelos parciais de 22-25, 25-21, 25-17 e 28-26, e garantiu a qualificação para os quartos de final do evento.
Recorde o Países Baixos-República Dominicana
As ‘rainhas das caraíbas’ venceram as neerlandesas no jogo que não podiam perder e com os três pontos necessários amealhados, apesar da pressão posta pela derrota no primeiro ‘set’, avançam para a fase a eliminar entre as oito melhores seleções.
Com um jogo por disputar no Grupo C, que irá decidir no domingo as duas primeiras posições entre a campeã europeia Turquia e a Itália, bronze no Mundial-2022 e recente vencedora da Liga das Nações, a República Dominicana termina como um dos melhores terceiros.
As dominicanas somam três pontos, cinco ‘sets’ ganhos e sete perdidos, e confirmam-se como um dos dois melhores terceiros classificados. Os Estados Unidos, campeões olímpicos, no Grupo A, e o Japão, no B, são os dois candidatos a ocupar o último lugar em jogo.
O Japão, medalha de prata na Liga das Nações, venceu o Quénia por 3-0, pelos parciais de 25-17, 25-22 e 25-12, mas pode estar à beira da eliminação e o jogo de hoje pode ter sido o último da sua capitã Sarina Koga, que anunciou que se retirava após Paris-2024.
Recorde o Japão-Quénia
A seleção nipónica vai terminar na terceira posição do Grupo B, com três pontos e quatro ‘sets’ ganhos e seis sofridos, que terá no domingo o jogo entre o vice-campeão olímpico Brasil e a Polónia, bronze na Liga das Nações, para definir os dois primeiros lugares.
A última jornada do Grupo A decorre inteiramente no domingo e irá definir não só as duas primeiras posições – dado que China, Sérvia e Estados Unidos estão separados por dois pontos -, mas também determinará qual seleção acompanhará a República Dominicana como uma das melhores terceiras.
A campeã mundial e vice-campeã europeia Sérvia, medalha de bronze em Tóquio-2020, atual segunda, com quatro pontos, defronta a China, primeira, com cinco, e os Estados Unidos, terceiros, com três, a França, quarta, com zero, e já matematicamente afastada da fase a eliminar.