Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Voleibol: Benfica fora da Liga dos Campeões ao cair no golden set frente ao Guaguas (2-3)

Encarnados acreditaram até ao fim
Encarnados acreditaram até ao fimLUSA
O Guaguas Las Palmas venceu esta quarta-feira o Benfica, por 2-3, em jogo da segunda mão da primeira ronda de qualificação para a Liga dos Campeões em voleibol, empurrando os encarnados para fora da elite europeia da modalidade.

Recorde aqui as incidências do encontro

Depois da entrada em falso no jogo da primeira mão (derrota, por 3-1), ao Benfica apenas a vitória interessava (3-0 ou 3-1, para levar o jogo a golden set) para seguir para a segunda ronda de qualificação da Liga dos Campeões.

O sonho esteve mesmo na mão do Benfica, mas, na negra, os espanhóis acabariam por destacar-se na ponta final, vencendo o último (quinto) parcial por 15-11.

O Benfica entrou francamente melhor no encontro e rapidamente garantiu uma almofada de cinco pontos de vantagem, que não só se limitou a gerir, como a alargou – chegou a ser de nove pontos (24-15) -, muito por culpa De Pablo Machado e André Aleixo, que nos momentos chave apareceram levando o triunfo no primeiro parcial, por 25-17.

Com o início do segundo set bem mais dividido, os espanhóis assumiram a liderança do marcador (5-4) e obrigaram os comandados de Marcel Matz a ir atrás do resultado, mas as dificuldades tornaram-se evidentes, não só a nível defensivo, como no ofensivo, em que em diversas ocasiões o remate morria no bloco da equipa de Las Palmas.

Corrigidos os erros, os campeões portugueses conseguiram ainda chegar ao 19-19, depois de uma desvantagem de cinco pontos (17-12), esforço que se revelaria inglório com o triunfo do Guaguas por 25-21.

Com a igualdade no marcador, o Benfica viria, numa fase inicial, a jogar mais com o coração do que com a razão, caindo em demasiados protestos com a dupla de arbitragem, ainda assim conseguiram fugir de um 15-10 e foram a tempo de levar o parcial para o tie break, vencendo por 26-24.

No tudo ou nada, os campeões espanhóis voltaram a entrar melhor, beneficiando de erros primários por parte dos encarnados, como nos serviços demasiados longos ou que ficavam na rede.

Ainda assim, e galvanizados pelo público presente, o Benfica assumiu a liderança no marcador através do ponto conquistado pelo inevitável André Aleixo (16-15), jogador que ampliaria logo de seguida (17-15).

O Benfica nunca deixou e acreditar na ida à negra, teve o pássaro na mão, chegou a estar a ganhar por quatro pontos (23-19), e esteve muito perto de o deixar fugir. Os espanhóis empurraram a decisão para o tie break caindo o triunfo para o lado dos encarnados (31-29).

Neste último set, mais curto, a luta pelo ponto foi de ferro. Na troca de campo, o Benfica vencia (8-7), o público cantava, a equipa entrou na toada, levou o encontro para 10-7 e, depois, desafinou. Os espanhóis fizeram a reviravolta (12-11), acabando por vencer.

FIcha de jogo

Jogo realizado no Pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz, em Lisboa.

Benfica – Guaguas Las Palmas, 3-2.

Parciais: 25-17 (28 minutos), 21-25 (30), 28-24 (33), 31-29 (40) e 11-15 (19).

Sob a arbitragem de Bernard Valentar (Eslovénia) e Mykhaylo Medvid (Ucrânia) as equipas alinharam:

- Benfica: Pablo Machado, Matheus Alejandro, Felipe Banderó, Tiago Violas, André Aleixo e Ivo Casas (líbero). Jogaram ainda: Peter Wohlfahrtstätter, Person Eshneko e Nivaldo Gomez.

Treinador: Marcel Matz.

- Guaguas Las Palmas: Nicolas Bruno, Francisco Souza, Miguel Fernandez-Echevarria, Jean Diedhiou, Tomas Rousseau e Unai Ledo (líbero). Jogaram ainda: Martin Ramos, Juan Mosquera, Angel Haro e Jorge Almansa.

Treinador: Sergio Camarero.

Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.