Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Portugal abre Silver League feminina de voleibol com Finlândia e Luxemburgo

LUSA
Seleção Nacional feminina defronta Finlândia e Luxemburgo
Seleção Nacional feminina defronta Finlândia e LuxemburgoFederação Portuguesa de Voleibol
A seleção nacional feminina de voleibol inicia a participação na European Silver League na Finlândia, defrontando o Luxemburgo e os finlandeses, a 18 e 19 de maio de 2024, respetivamente, ditou esta quarta-feira o sorteio.

O formato da competição foi modificado em relação às edições anteriores, com a fase preliminar distribuída por quatro fins de semana, de forma a oferecer a todas as seleções participantes a oportunidade de organizar um torneio.

No segundo torneio da competição organizada pela Confederação Europeia de Voleibol (CEV), Portugal, que atua como organizador, defronta a Islândia a 24 de maio de 2024 e o Montenegro a 26.

Portugal conclui a participação na fase preliminar na Bósnia-Herzegovina, defrontando novamente Montenegro a 01 de junho e a seleção anfitriã a 02. O quarto torneio será organizado pelas Ilhas Faroé, de 07 a 09 de junho, e conta com a Bósnia-Herzegovina e a Finlândia.

A final da European Silver League será disputada em dois jogos (casa e fora) nos dias 13 e 16 de junho de 2024 e o vencedor irá competir em 2025 na European Golden League.

Esta nova fórmula da European Silver League reduz significativamente os custos de viagem e é, ao mesmo tempo, considerada “mais justa” pela CEV, já que permite que “todos os participantes promovam as suas seleções nacionais em casa”.

Apresenta mais equipas, algumas provenientes da Golden League, o que torna esta edição da Silver League bem mais competitiva e mais exigente para todos”, considerou o selecionador nacional, Hugo Silva.

Para o selecionador nacional, o tipo de competição será “mais concentrado” e implica “menos viagens e desgaste”, tornando-a “mais atrativa”.

Para nós, o objetivo é prepararmo-nos para um nível mais elevado, o que vai exigir mais de todos se queremos continuar a chegar às finais. Como sempre, daremos o que temos e o que não temos para dignificar a nossa modalidade e o nosso país”, afirmou.

A competição assume dupla importância dado que, na altura da sua realização, as seleções estarão a preparar-se para as eliminatórias do Europeu2026, cujo arranque será dado no final do verão de 2024.

A Islândia fará a sua estreia histórica na Liga Europeia em 2024, mais concretamente na European Silver League, tanto em masculinos como em femininos.