Voleibol feminino: Portugal bate Finlândia com reviravolta e vence Silver League (3-1)
Num feito histórico para o voleibol português, naquele que é o primeiro título internacional ao mais alto nível da seleção feminina, as lusas tiveram uma prestação emocionante, pois após perderem o primeiro set (25-21), operaram a reviravolta no marcador, vencendo os parciais seguintes (25-22 e 25-23) e carimbando, depois, a vitória no golden set (26-24).
Com este triunfo, Portugal, que nos últimos quatro anos esteve na final four desta competição, conseguiu um inédito apuramento para disputar, no próximo ano, a European Gold League, o principal escalão continental da modalidade.
As comandadas do selecionado Hugo Silva, que tem um curso uma renovação da equipa, integrando seis jovens atletas a representar pela primeira vez a seleção, tinham a complicada missão de inverter a derrota caseira (3-0) frente a este adversário, sofrida na quinta-feira, no jogo disputado em Santo Tirso.
A pressão de inverter esse resultado pesou nas portuguesas no primeiro set, com a equipa a cometer alguns erros defensivos que ditaram um desaire inicial por 25-21.
Ainda assim, a formação das quinas reagiu bem no parcial seguinte, arrancando a igualdade com um 25-22, o que motivou as atletas para saltarem para frente do marcador no set seguinte, com a uma prestação de garra culminada com 25-23 que valeu a reviravolta.
O golden set acabou por ser o mais renhido de todos, mas as portuguesas mostraram frieza e coesão ao recuperarem de várias desvantagens, conseguindo impor uma sequência de seis pontos seguidos a meio do parcial e uma outra de cinco pontos consecutivos no final do duelo, para vencerem por 26-24, fixando o 3-1 final, que valeu o feito histórico.