Volta onde já foste feliz: Pote bisa perto de casa e ajuda Sporting a vencer em Chaves (3-2)
Recorde aqui as principais incidências da partida
Depois do triunfo (2-0) em Alvalade na primeira volta, Desportivo de Chaves e Sporting voltaram a encontrar-se na presente temporada, separados por 12 pontos e sete posições à partida para esta jornada. Face às múltiplas contrariedades, Vítor Campelos promoveu a estreia absoluta de Rodrigo Moura na Liga e os regressos de Sandro Cruz e Abass. Já Rúben Amorim, apostou nas titularidades de Diomande, Gonçalo Inácio, Bellerín e Trincão.
Entrar a marcar
Os leões entraram melhor em Chaves e rapidamente dispuseram de oportunidades junto da baliza de Rodrigo Moura. Aos quatro minutos, Pote apareceu com perigo e, na altura em que ia rematar, Sandro Cruz tirou-lhe a bola. Logo a seguir, Nuno Santos apareceu a rematar dentro da pequena área, mas o guardião brasileiro impediu o golo.
Aos sete minutos, Trincão rematou, Rodrigo Moura defendeu o primeiro remate, mas na sequência do lance acabou por carregar em falta Paulinho dentro da grande área. António Nobre, juntamente com o video-árbitro, confirmaram o castigo máximo e, na cobrança, Pote atirou rasteiro e colocado para o golo inaugural.
Resposta de nível
O Desportivo de Chaves começou a responder a partir dos 20 minutos, altura em que Euller apareceu a rematar em posição frontal, mas a bola parou nas mãos de Adán. Na contra-resposta, Trincão cruzou na esquerda e, no desvio, Paulinho acertou na trave. Aos 28 minutos, Juninho apareceu no ataque a completar uma transição rápida dos flavienses, mas Adán negou-lhe o golo com uma excelente intervenção.
Adivinhava-se o golo do empate e assim aconteceu aos 34 minutos,... com grande categoria: João Teixeira recebeu de Sandro Cruz na meia-esquerda, puxou para o pé direito e, de longe, desferiu um grande remate para o fundo das redes de Adán. Em cima do intervalo, Bellerín ainda tentou o golo, mas a bola saiu perto do poste.
À terceira foi de vez
A segunda parte começou praticamente da mesma forma que a primeira etapa, com Paulinho a faturar logo no primeiro tempo. No entanto, o golo acabou por ser invalidado por fora de jogo, após recurso ao video-árbitro. Aos 50 minutos, Nuno Santos isolou-se e, perante a saída do guarda-redes, picou-lhe a bola, mas o guarda-redes conseguiu desviar. Pouco depois, Paulinho voltou a colocar a bola no fundo da baliza, mas o golo foi novamente anulado, por 12 centímetros.
Perto da hora de jogo, Morita regressou à equipa leonina e entrou para o lugar de Trincão, alteração que fez com que Pedro Gonçalves subisse no terreno de jogo. Rúben Amorim acabou por tirar os dividendos da alteração logo a seguir, com Pote a responder a João Teixeira e a desferir um belo remate, colocado, para o fundo da baliza flaviense.
Golo do conforto
Aos 70 minutos, o Sporting aproveitou um canto dos transmontanos para chegar rapidamente à área adversária, Paulinho apareceu na profundidade e cruzou atrasado para o remate certeiro, a meias com Guima, de Nuno Santos.
Na parte final do encontro, Rodrigo Moura voltou a apresentar-se em grande nível, ao negar o golo a Chermiti. A cinco minutos do fim, Habib derrubou Pote dentro da grande área e o Sporting dispôs de nova grande penalidade. O internacional português deixou a bola para Chermiti que, na cobrança, viu Moura adivinhar o lado do remate e negar-lhe o golo. Nuno Santos ainda tentou o bis na compensação, mas o brasileiro voltou a defender.
No último minuto da compensação, Benny tirou o cruzamento na esquerda e, de cabeça, Héctor Hernández apareceu a atirar para o fundo das redes de Adán. O Desportivo de Chaves ainda ameaçou voltou a empatar, mas a partida acabou logo a seguir.
Com este triunfo, os leões chegam aos 41 pontos e continuam na quarta posição. Já os flavienses caíram para o décimo posto, com 26 pontos, os mesmos de Boavista, Vizela e Portimonense.
Homem do jogo Flashscore: Pedro Gonçalves (Sporting)